Meditar proporciona calmaria e sintoniza a mente ao corpo. Contudo, como podemos usar a meditação para emagrecer? É simples, basta ficar ligado nas dicas que daremos nas próximas linhas.
O que é meditação?
Vamos entender o que significa meditação. A palavra meditar tem origem latina, Mederi, que quer dizer tratar a atenção. Essa prática busca, através de um conjunto de técnicas, potencializar a concentração. Sua origem é muito antiga e remonta às tradições orientais, como o budismo.
De acordo com estudos, a meditação traz diversos benefícios à saúde, como o aumento do volume do cérebro, controle da ansiedade, emagrecimento e até mesmo combate à depressão.
Conexão e Meditação
A terapia Nátur Buí, desenvolvida pelo terapeuta Carlos Lampert Filho, integrando meditação, conexão e uma série de abordagens. Com as técnicas de meditação, é possível manter a conexão com as energias da natureza que comandam os ciclos da vida. A energia Nátur Buí sempre existiu e pode nos ajudar no processo de compreensão sobre o mundo.
Saiba mais e agende seu atendimento
Meditação e emagrecimento
O processo de perda de peso, geralmente, é acompanhado de reeducação alimentar e prática de exercícios físicos. A meditação para auxiliar no processo de emagrecimento requer uma disciplina frequente para se obter resultados, é precisa uma mudança de hábitos.
A compulsão alimentar também é uma dificuldade vivida por muitas pessoas e que pode ser gerada devido a vários problemas de saúde, como estresse, ansiedade, depressão ou obesidade. Nestes casos, a meditação é uma boa forma de tranquilizar a mente e avaliar como está a sua alimentação, respiração e rotina.
Da mesma forma que alimentamos o corpo todos os dias, precisamos alimentar a mente também. O primeiro passo para meditar é praticar a concentração, é preciso sentir o corpo, a respiração e estar em sintonia com a mente.
O próximo passo da meditação é estar em um local silencioso para que você possa se sentir bem e à vontade para sintonizar dentro de si.
Relação entre Dieta e Meditação
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Otago, Nova Zelândia, constatou que o ato de meditar funciona melhor que realizar uma dieta, quando o assunto é perda de peso.
O estudo foi publicado no American Journal off Health, e foi realizado com 225 mulheres, durante dois anos. As mulheres foram divididas em três grupos, sendo que aquelas que praticaram a meditação tiveram mais sucesso na perda de peso do que as que não praticaram.
De acordo com os pesquisadores autores do estudo, a meditação auxilia a pessoa a ter mais atenção na sensação de fome e saciedade, ao invés de ficar focada unicamente na perda de peso.
O objetivo da meditação é fazer com que você tenha autoconfiança em seu corpo, e estar de bem com sua mente fará com que tudo em sua vida seja mais leve. A correria do dia a dia não afetará sua mente se você medita.
Benefícios da meditação para a ansiedade e emagrecimento
E no que a meditação ajuda? A meditação faz com que você consiga controlar sua mente, se está com o psicológico calmo, essas compulsões alimentares acabam. A meditação para emagrecer é uma ferramenta que ajuda nesse processo, pois alinhará o bem-estar físico com o mental?, finaliza a professora.
Geralmente, a compulsão alimentar está associada ao psicológico, se a pessoa não está bem com sua mente, a vontade de se alimentar será maior para suprir os seus nervosismos psicológicos.
Imagine ainda você estando em equilíbrio com você mesmo diante de situações que afetam seu psicológico. A calmaria toma de conta da sua mente sem deixar que seu corpo internalize situações diárias que podem afetar seu humor.
Comprovado: yoga melhora o humor
Yoga é uma forma de meditação ativa que trabalha a integração do corpo e mente, além de proporcionar benefícios à saúde. Para ajudar nesse processo, listamos cinco motivos em que vão te incentivar a praticar a yoga, confira.
- Em um curto prazo já é possível notar diferenças em seu corpo. Em um mês de prática, o nível de estresse baixa e as dores musculares somem;
- A yoga ensina como respirar corretamente, usando todo oxigênio do seu pulmão;
- Fortalecimento dos músculos do corpo;
- Prevenção de doenças cardiovasculares, pois regula a pressão arterial e diminui o percentual de colesterol ruim do corpo;
- Melhora a circulação, além proporcionar bem-estar do seu corpo e mente.
Yoga em Canoas
O yoga proporciona mais vigor físico, melhoria na saúde em geral, mais equilíbrio, energia, tônus muscular, flexibilidade e relaxamento. Em relação aos benefícios mentais, obtém-se maior concentração, maior equilíbrio psíquico, mais tranquilidade e ampliação do autoconhecimento.
A yoga atua beneficamente sobre o sistema nervoso, especialmente, o cérebro, o que acaba melhorando a qualidade do sono. Ao ficar com o corpo e mente relaxados, o praticante dorme mais rápido, levanta mais concentrado e com humor melhor. Não é demais?!