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Alimentação E Saúde No Outono E Inverno Segundo O Ayurveda

Alimentação e saúde no Outono e Inverno segundo o Ayurveda

O verão acabou e o calor e a umidade deram lugar a um clima mais frio e, principalmente, seco – o outono. Em nosso país esta estação não é tão marcada quanto o verão, mas tem características peculiares que pedem alguns cuidados.

Nutrição Ayurvédica

É importante ressaltar, que toda a indicação e acompanhamento para uma dieta ayurveda correta e eficaz deve ser feita por um nutricionista especializado em terapias orientais, já que o cardápio é baseado nas características e necessidades individuais, e leva em consideração a época do ano, estilo de vida e a idade da pessoa.

O principal objetivo da Nutrição Ayurveda é equilibrar o organismo. Ela prega que se uma pessoa come corretamente, de acordo com sua constituição, dificilmente adoecerá e se isto acontecer rapidamente se recuperará. Se come errado, entretanto, em desacordo com sua constituição, provavelmente adoecerá e terá dificuldades em restabelecer-se. Sendo assim, é uma forma preventiva de evitar males do corpo e da mente.

Os três doshas

Cada um dos três Doshas – Vata, Pitta e Kapha – é composto de uma combinação de dois dos seguintes elementos: ar, fogo, água, terra e éter (elemento que se relaciona com o espaço e está presente no nosso vazio).

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Existem três constituições, cada uma com uma predisposição específica, resultado da presença e interação de cada elemento da natureza em nós. Os nossos Doshas são influenciados principalmente pela nossa alimentação, estilo de vida, trabalho, pelas relações que estreitamos, pelo lugar onde vivemos e pela passagem do tempo.

Vata

Vata é o dosha formado pelos elementos ar e éter. Suas características são ser seco, leve e frio. As pessoas com predominância de Vata são geralmente magras, ativas e costumam ter a pele seca e eventualmente constipação intestinal. Elas devem evitar alimentos amargos, bem como frio e umidade.

Pitta

Pitta significa a força que gera e possui as qualidades do “fogo”. Pitta não é “bile” mas a força que, quando em excesso, produz “bile” e “ácido”. Pitta é o dosha formado pelos elementos fogo e água. Suas características são quente, oleoso e leve. São pessoas ativas e com boa conformação física. Têm tendência a serem nervosas e facilmente irritáveis.

Kapha

Suas características são úmido, pesado e frio. As pessoas com predominância Kapha costumam ser grandes e pesadas, podendo facilmente tender à obesidade. Devem evitar alimentos úmidos, frios e pesados, como massas e arroz. Em caso de desequilíbrio, este costuma manifestar-se como excesso de muco e problemas respiratórios.

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Outono segundo o Ayurveda

O outono, de acordo com o Ayurveda, é uma estação Vata (predomínio do elemento ar) e pessoas com este tipo de constituição são as que mais devem se cuidar. Mas porque afinal isto é tão importante?

Segundo a sabedoria indiana, nós somos parte da natureza e com ela interagimos a todo momento. Nosso corpo responde de modo individual às variações de temperaturas do ambiente.

As pessoas do tipo Vata são naturalmente mais magras e friorentas; têm tendência a ficar com a pele seca e áspera, o que pode ficar bem evidente no outono e piorar no inverno, estação ainda mais fria e mais seca.

A transição entre verão e outono promove mudanças que causam mais impacto em pessoas com esta natureza. Prisão de ventre, insônia, aumento da ansiedade, dor de cabeça e resfriados sucessivos são alguns dos sinais que mostram que aquelas pessoas com natureza mais Vata estão em desequilíbrio. O que fazer então para prevenir ou reequilibrar?

Se você é do tipo Vata, sabe que tem como principais elementos o ar e o éter. Esse predomínio gera em seu corpo características como leveza, frio e secura. Então, o que se tem a fazer é, em primeiro lugar, rever a alimentação, que deve passar a ser mais nutritiva, quente e úmida. Essas qualidades opõem-se às que existem naturalmente em você e que podem, por causa do clima frio e seco, agravar-se e gerar desequilíbrios.

  • Os alimentos devem ser de preferência cozidos, grelhados ou assados, evitando-se sempre que possível os crus.
  • Os sabores doce (frutas, arroz, carnes, leite), salgado (sal e frutos do mar) e ácido (queijos, frutas cítricas) são altamente benéficos e devem ser priorizados.
  • Deve-se diminuir (não eliminar) a ingestão de alimentos com sabor picante (condimentos), amargo (verduras cruas) e adstringente (tofu, feijões, ervilhas, caju, caqui).
  • Cominho, gengibre, canela, sal, cravo, mostarda e pequena quantidade de pimenta são aceitáveis e combatem o frio.
  • O sol também é um excelente aliado: além de fonte de calor, promove alegria – o que é particularmente bom para pessoas de natureza Vata, que tendem à depressão quando em desequilíbrio.
  • As sementes (amêndoas, nozes, castanhas) podem ser consumidas nos intervalos das refeições; são altamente nutritivas.
  • Os chás – erva doce, camomila, canela, gengibre – são bem-vindos e poderão ser consumidos ao longo do dia, de preferência mornos, com mel e limão.
  • Deve-se tomar bastante líquido ao longo do dia para combater a secura.

As pessoas do tipo Vata beneficiam-se enormente da massagem ayurvédica, que utiliza óleos vegetais adequados à cada constituição. Antes de dormir, uma boa massagem nas plantas dos pés fará com que o sono torne-se mais profundo, além de atenuar estados de ansiedade.

Inverno segundo o Ayurveda

O clima do inverno afeta, especialmente, os doshas Kapha e Vata. Com frio intenso dessa estação, Kapha deve fazer mais exercícios e Vata deve se manter aquecido com medidas para acabar com a secura da pele. Para Kapha, alguns alimentos devem ser evitados, como sorvetes, açúcar, óleos, gordura e produtos de origem animal, que são difíceis de ser digeridos. Já Vata deve evitar alimentos amargos, frios e secos.

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Chás para o inverno

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Terapêuticos ou apenas saborosos, os chás que a Ayurveda recomenda para uma boa saúde no inverno são inúmeros, e em alguns casos você até pode colocar o seu toque pessoal nele. Excelentes para apaziguar o fogo digestivo, acelerar o metabolismo ou ajuda-lo a sair de uma gripe, por exemplo, veja alguns chás para ter uma melhor qualidade de vida neste Inverno.

Responsável por ativar o “fogo” da digestão (Agni), este é um chá indicado para pessoas com digestão lenta, mau hálito e gases. Para prepara-lo, ferva paus de canela, alguns cravos-da-índia, vagens de cardamomo e um dedinho de gengibre. Após pronto, este chá pode ser tomado durante várias vezes ao dia.

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