Se você você Passar muito tempo em frente ao computador, assistir TV com frequência ou se divertir com jogos eletrônicos são atividades associadas a um comportamento sedentário. Esse tipo de hábito já foi analisado em muitos estudos, que comprovaram a relação do sedentarismo com obesidade, doenças cardíacas, diabetes do tipo 2 e osteoporose. Recentemente, uma nova pesquisa que teve o resultado publicado no periódico BMC Public Health, descobriu mais um motivo para estimular as pessoas a levantarem do sofá: o comportamento sedentário também pode aumentar a ansiedade.
A pesquisa observacional analisou nove estudos que classificaram sedentarismo a partir de diferentes pontos de vista. Das conclusões observadas, em cinco pode-se afirmar que o comportamento sedentário pode aumentar o risco de ansiedade. Outra evidência encontrada afirma que 36% dos estudantes que passam mais de duas horas por dia em frente à telas digitais apresentaram mais chances de sofrer com o transtorno, em comparação aos que ficavam menos tempo em frente à TV ou ao computador.
Megan Teychenne, da Universidade Deakin, na Austrália, explica que, ao observar associações positivas entre hábitos sedentários e sintomas de depressão, a equipe decidiu usar essa relação como fator para investigar também a ansiedade, problema que afeta 27 milhões de pessoas no mundo e pode resultar em batimento cardíaco acelerado, dificuldades respiratórias, tensão muscular e dores de cabeça.
Assim, busque atividades que promovam o seu bem estar, felicidade, prazer, aliado é claro a saúde. Pintura, artesanato, escultura, marcenaria, etc, são ótimos hobbyes, desde que feitos com as melhores ferramentas para marcenaria.
Para marcar uma consulta e agendar um horário, entre em contato com nossa equipe de atendimento. O Espaço Bambuí oferece atendimentos online e presenciais em Canoas. Informe-se conosco.
Práticas físicas para combater a ansiedade
Já falamos aqui que o estresse aumenta o peso e que não movimentar o corpo estimula a ansiedade. Conheça algumas terapias oferecidas no Espaço Bambuí, em Canoas/RS:
Hatha Yoga
Aliando técnicas de respiração e posturas, a prática do Hatha Yoga estimula a circulação sanguínea, a digestão e promove a manutenção sistemática tanto do sistema nervoso como do sistema endócrino. Em relação aos benefícios mentais provenientes do Hatha Yoga, obtém-se maior concentração, maior equilíbrio psíquico, mais tranquilidade e ampliação do autoconhecimento.
Além da atividade física em si, o Yoga é uma poderosa atividade para “atacar” diretamente a ansiedade, promovendo a saúde mental e emocional, conectada ao corpo.
Tai Chi Chuan e Chi Kung
Integram profundamente corpo, mente e respiração, melhorando notavelmente nossa capacidade de lidar com pressa, agitação, divagação mental e a ansiedade. As artes milenares chinesas, Tai Chi e Chi Kung, favorecem a motricidade e o equilíbrio, melhorando o desempenho das articulações.
Também fortalecem os sistemas circulatório, digestório, endócrino e respiratório, além de aliviarem as dores nas costas com a correção postural.
Pilates
Já o Pilates trabalha o corpo integralmente, trazendo equilíbrio muscular e mental. Tem ênfase na concentração e respiração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo. Praticar pilates ajuda no combate a ansiedade e estresse, pois, durante o exercício, o instrutor de pilates estimula o aluna a controlar suas emoções.
O exercício pode ser realizado tanto com equipamentos especializados quanto na modalidade “solo”, utilizando equipamentos mais simples, como bolas, bastões e outros elementos.
Tratamentos terapeuticos para a ansiedade
Se os exercícios não ajudarem na ansiedade, talvez outras terapias possam auxiliar. Para amenizar o problema, saber como diminuir a ansiedade e não sofrer tanto com seus sintomas, o importante é compreender a sua situação e contexto de vida. Observar-se é fundamental, conhecer os “gatilhos” da ansiedade e desenvolver estratégias para lidar com eles é importantíssimo.
Veja algumas terapias oferecidas no Espaço Bambuí diretamente ligadas ao combate a ansiedade:
Atendimento psicoterapeutico
A terapia é conduzida pela psicóloga Daniela Petry (CRP 07/767-5), com metodologia que congrega sua experiência profissional na saúde pública, em grupos de mútua ajuda e nas comunidades terapêuticas; além da parceria com os demais terapeutas do Espaço Bambuí.
Desenvolvida pelo norte-americano Carl Rogers, a Psicoterapia Humanista é centrada no ser humano e promove o crescimento pessoal e a autocompreensão do ser. Nesta abordagem, o terapeuta desenvolve uma relação de confiança para fazer com que o paciente encontre sua cura. Sendo assim, é um processo libertador da culpa, onde surgem os verdadeiros porquês de tanta ansiedade e um convite às novas atitudes e visões de mundo.