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Seis motivos para participar das aulas de Yoga

Com origem há mais de dois mil anos, a yoga surgiu como uma filosofia de vida. Não que não seja considerada nos dias de hoje um caminho a seguir, mas com o decorrer dos anos é possível notar uma séria de mudanças que a prática sofreu, exemplo disso é como algumas pessoas enxergam a yoga no ocidente. Saiba mais sobre as aulas de Yoga no Espaço Bambuí! Entre em contato conosco para saber mais sobre dias e horários.

Oficina de Respiração consciente com a instrutora de Yoga Priscila Thormann

Há quem realmente a abrace como uma verdadeira ideologia, já outros apenas como um método de atividades físicas que pode contribuir para o bem-estar. De um jeito ou de outro uma coisa é certa, a yoga acalma a mente e fortalece o corpo físico, emocional e espiritual. Até mesmo a palavra tem como um dos seus significados a união.

A prática nascida na Índia é uma boa alternativa para quem deseja aumentar a lista de atividades que melhoram a qualidade de vida. E, como já se sabe, pode ser “dividida” em alguns tipos. Iyengar, vinyasa, ashtanga, kundalini, brikam e hatha yoga entram no guia. O método superioga, criado pelo instrutor brasileiro Paulo Junqueira, é dinâmico e suas posturas trabalham de forma intensa o corpo e a mente. Inclusive, pode ser mais eficaz para quem deseja perder alguns quilinhos, se comparado aos outros tipos.

Se o segredo para uma vida saudável é a harmonia entre o corpo, a yoga pode trazer inúmeras vantagens para quem deseja melhorar e equilibrar sua vida pessoal. Confira, a seguir, alguns benefícios da prática para a área física e mental:

1. Diminui o estresse a ansiedade

O estresse prejudica tanto a mente quanto o corpo. Para os praticantes de yoga, o alívio do estresse pode ser percebido nas primeiras aulas. A concentração exigida durante a prática, os exercícios de respiração, também conhecidos como pranayamas, e as meditações são alguns dos responsáveis pela diminuição do mal. Dessa forma, a yoga se torna mais do que uma atividade física na vida dos seus adeptos.

Com a prática e a redução do estresse, o seu corpo consegue equilibrar os hormônios e regular o seu sistema nervoso. Você pode, inclusive, se tornar mais positivo em relação à vida, além de não deixar a ansiedade tomar conta de todas as más situações. Alguns minutos de meditação podem ser essenciais para conectar o corpo e a mente e ajudar a encontrar o seu centro, o que trará boa energia e auxiliará na sua rotina.

2. Permite que você tenha mais foco

Outro aspecto que a yoga é capaz de melhorar é o seu poder de concentração. Isso acontece, pois essa atividade demanda muita atenção na respiração e na execução das posturas, evitando a distração em torno de pensamentos aleatórios. O interessante é que a concentração aumenta não só durante as aulas, mas em qualquer atividade que for realizar no dia, seja trabalho ou estudo.

Yoga em Canoas, agora ao meio dia

Yoga em Canoas, agora ao meio dia

3. Você aprende a se conhecer melhor e saber quem realmente é

A prática da yoga estimula você a se entender melhor, não julgando a si mesmo e aqueles à sua volta. Com a yoga você adota o seu ritmo, entende seus limites e aumenta o seu nível de auto aceitação. Assim, se sente mais inspirado para seguir os seus sonhos e ir à busca de suas conquistas, o que também gera mais motivação.

O seu corpo também passa a responder positivamente com os estímulos da yoga, já que ela faz com que haja uma melhora na circulação sanguínea. Isso proporciona um melhor funcionamento do cérebro e um aumento na sua capacidade de memória.

4. Yoga ajuda a emagrecer

Como o relaxamento proporcionado pela yoga reduz o estresse e a ansiedade, fatores que também são responsáveis pela alimentação compulsiva e em excesso, a prática regular pode ajudar no emagrecimento. Com a yoga, órgãos como o fígado ganham mais força vital e permite que ele execute todas as suas funções corretamente. Lembre-se que o fígado, por exemplo, é o responsável por desintoxicar o organismo e purificar o sangue. A prática da yoga também colabora com a queima de calorias, que pode ser em maior quantidade, conforme a intensidade dos exercícios.

5. Faz bem para o sono e o sexo

A melhora na circulação sanguínea, citada anteriormente, também resulta num melhor desempenho sexual. Já o relaxamento e redução do estresse, proporcionados pela yoga, podem te ajudar a dormir melhor. Fica ao seu critério executar os movimentos pela manhã ou à noite, o ideal é ter a mente calma para ter um sono tranquilo.

6. Os seus músculos ganham uma nova vida

Os músculos são muito importantes para o corpo. Sem eles, não seria capaz realizam qualquer tarefa do dia a dia, como carregar uma sacola ou subir uma escada, é por conta disso que precisam de atenção especial. Assim como o pilates, a yoga auxilia nesse fortalecimento muscular. Os seus exercícios não trabalham só com o alongamento dos músculos e a flexibilidade, mas aumentam sua força também. Então, quem quiser “tonificar” a região, encontra na yoga uma opção.

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