Uma das terapias vibracionais mais tradicionais do século XX, a terapia floral entra no século XXI conduzindo seres humanos enfermos ao equilíbrio e revelando mais e mais sobre o ser humano e a natureza. A terapia floral é uma terapia vibracional porque trata do aspecto sutil, energético ou psicológico de cada ser humano.
Terapia Floral de Bach é um método de tratamento complementar usado para problemas emocionais. Cada um dos 38 remédios descobertos pelo Dr. Bach é direcionado a uma característica particular ou estado emocional. Eles são feitos de extratos diluídos das flores. Florais de Bach são remédios suaves, porém poderosos, que atuam no nível superficial da consciência (consciência). Seu pensamento e sentimento são indicadores de seus remédios.
Entenda melhor no texto abaixo:
História e filosofia
Entre o final do século 19 e o princípio do século 20, o Dr. Edward Bach (1886-1936), um médico homeopata inglês, diplomado em saúde pública, acreditou no poder da mente sobre a manutenção da saúde. Mesmo na sua época de estudante de Medicina, era uma pessoa extremamente interessada nos próprios pacientes e não apenas nas suas doenças. Bach sentia que o simples tratamento aos problemas físicos não era suficiente, devido à sua ligação com o estado emocional dos pacientes.
A sua filosofia era simples:
A doença é o resultado completo do conflito entre a nossa própria moral e espírito. A saúde e a alegria resultam do estado de harmonia com a nossa própria natureza.
Dr. Edward Bach, o criador das essências florais
Edward Bach acreditava na possibilidade de que a aflição do coração e do espírito eram as causas dos sintomas físicos, e que os nossos medos, ansiedades e preocupações abriam portas, no nosso corpo, às doenças.
Conforme ele foi explorando jardins e bosques, ele percebeu que, se o fizesse sob o estado de ansiedade ou aflição, ele procuraria por uma determinada flor, a indicada para curar esses estados perturbados. Obteve, assim, um sucesso notável, embora não conseguisse obter uma justificação científica para tal.
Bach desenvolveu 38 remédios à base de flores, que foram por ele aplicados em tratamentos a pacientes como indivíduos, e não na generalidade de uma doença.
Estes remédios ajudariam a eliminar a aflição e o estresse e a promover o balanço e a harmonia em suas vidas. Os remédios à base de flores são aplicados para tratar diversas doenças, sejam elas causadas por traumas, estresse, ansiedade, depressão e muitos outros estados emocionais. Estes remédios são seguros e não entram em conflito com outro tipo de medicação, não possuindo sintomas colaterais negativos.
Pessoas de todas as idades podem usufruir destes tratamentos, incluindo crianças e pessoas de idade avançada, podendo ser também aplicados em animais, pois estes remédios transformam atitudes negativas em positivas, induzindo o corpo a curar a si próprio, ao mesmo tempo que aumenta o potencial de um indivíduo.
Estes remédios são feitos com flores não venenosas e, atualmente, muitas pessoas usam essências florais para ajudá-las com os problemas do “estado de espírito e do coração”. Dos muitos florais criados por Bach, existe um para problemas gerais, que é aplicado em casos de acidentes, emergências, ataques de pânico, quedas, exames nervosos, más notícias, pesadelos noturnos, terrores repentinos, alarme e choque, que tem o nome de “Rescue Remedy“, com uma tradução aproximada de “Remédio de salvamento”, e que possui uma combinação de várias flores: Estrela de Belém, Rosa de Pedra, cereja, impatiens (ou alegrias-da-casa) e Clematis.
Aplicação das essências florais de Bach
Basicamente, o objetivo de qualquer tratamento com florais é ir ao fundo da questão, ou seja, à causa psicológica que levou ao desequilíbrio na saúde física do paciente. O sintoma é algo externo e pode mudar ou ter diferentes origens. A primeira preocupação é sempre tentar descobrir o que estará na origem dos sintomas.
Mas, para qualquer ser humano, é difícil entrar em nosso mundo interior, reconhecendo nossas próprias questões pessoais, preconceitos, medos, traumas, ódios, rancores, etc. Os florais não atuam no sintoma ou “na doença”, mas sim ajudam o paciente a reconhecer o que o levou a chegar neste estado. Busca-se conduzir o paciente a chegar profundamente a estas questões e suas respostas.
Por que sinto medo?
Por que sinto tanta preocupação?
Qual é a causa da minha ansiedade?
Por que me falta confiança?
Por que sinto tanta infelicidade?
Por que me sinto tão exausto?
Da mesma forma, é importante delinear a sua personalidade – tímido, sociável, confiante, etc – sendo mesmo aconselhável fazer uma lista escrita dos seus sentimentos, pois isto revelará um panorama emocional que, por vezes, nem sabemos que existia.
Bach acreditava que curar emoções negativas ajuda o corpo a se curar. Seu sistema contém 38 remédios que abordam uma emoção negativa específica. As emoções são agrupadas em sete amplas causas psicológicas de doença:
- Medo
- Incerteza
- Falta de interesse nas circunstâncias atuais
- Solidão
- Hipersensibilidade a influências e ideias
- Tristeza ou desespero
- Cuida dos outros à custa de si mesmo
A duração de cada tratamento
As pessoas e as circunstâncias que rodeiam o indivíduo são únicas, por isso é impossível delinear o tempo de cada tratamento. Apenas o próprio paciente pode verificar, pelos resultados sentidos, se já é hora de parar com o tratamento. Algumas pessoas sentem os efeitos ao fim de alguns dias, outras, cujos problemas possuem raízes profundas, necessitam de várias semanas antes de notarem as consequências.
Devido à sutileza e à suavidade dos efeitos, o organismo ajusta-se facilmente aos florais. Se, ao final de duas semanas não sentir nada, terá de reanalisar a escolha que fez, até encontrar a combinação certa. É importante realçar que, tal como qualquer outro tratamento natural, às vezes, as reações e emoções reprimidas podem aflorar à superfície – isso se dá porque o corpo inicia um processo de desintoxicação das toxinas acumuladas. Tudo faz parte do processo de cura e o paciente não deve se sentir alarmado por estes sintomas.
Florais de Bach funcionam?
Muitos questionam se os florais de Bach realmente funcionam, já que eles, na visão da medicina alopática convencional, não levam em consideração as substâncias químicas presentes nas essências. Fala-se que os florais seriam apenas placebos e que o pacientes se sente melhor exclusivamente pelo acolhimento psicológico e por “achar que estão tomando algo que fará bem”.
Esse questionamento é válido, mas cai por terra quando se apresenta o resultado dos florais em animais e crianças. Se os florais são realmente placebos, o que justificaria o funcionamento da terapia floral nestes casos? Um animal não tem a mesma estrutura psicológica que um ser humano e uma criança (especialmente, as muito pequenas ainda não tem uma estrutura emocional formada como um adulto). Simples assim.
Um dos casos mais interessantes de aplicação de florais em animais foi um cavalo que perdeu sua sanidade após um terrível acidente e que foi tratado com a aplicação destas gotas na sua água, recuperando-se ao final de alguns dias.
Some-se a isso os inúmeros relatos de terapeutas e pacientes, ao longo destes quase 100 anos dos Florais de Bach, sobre melhorias em doenças graves. Um tratamento que não passa de placebo logo cairia em descrédito. Várias pessoas com crises agudas de estresse fizeram o seguinte tratamento com o “Rescue Remedy“: colocaram algumas gotas sob a língua, entraram em meditação profunda, e, depois de 20 ou 30 minutos, sentiram um “clique” na mente, sentindo a energia mental renovada.
Terapia com Florais de Bach em Canoas
Tratamento com Florais de Bach e também com outras essências florais você encontra com os terapeutas do Espaço Bambuí, em Canoas. Conheça a terapia floral e vibracional e os terapeutas do Espaço Bambuí.
Para marcar uma consulta e agendar um horário, entre em contato com nossa equipe de atendimento. O Espaço Bambuí oferece atendimentos online e presenciais em Canoas. Informe-se conosco.
Perguntas e respostas sobre os Florais de Bach
O que são Florais de Bach?
Florais de Bach, descobertos pelo Dr. Edward Bach , são feitos usando partes de plantas que possuem energia de vibração de cura. A energia de vibração de cura é transferida para a água usando o método do sol ou o método de ebulição. A água energizada é então transformada em tintura-mãe. A tintura mãe é então diluída para fazer remédios de estoque. Existem 38 Florais de Bach, cada um direcionado a uma característica particular ou estado emocional. Com os 38 remédios, há quase 293 milhões de combinações disponíveis. Não há personalidade, estados emocionais ou humores que não possam ser abordados pelos remédios. Este sistema completo é atemporal, aplicável para todos os tempos.
Para que servem os Florais de Bach?
Os Florais de Bach são ‘remédios’ para as emoções que visam equilibrar estados mentais negativos e resolver defeitos de caráter, incentivando a virtude correspondente.
Pode-se usar os Florais de Bach para lidar e lidar melhor com emergências, crises, situações críticas ou difíceis. Também superar um humor passageiro quando confrontado com os desafios diários. Resolver emoções profundamente enraizadas que foram construídas durante um período prolongado. Resolver fraquezas pessoais devido a traços de personalidade
Como funcionam os Florais de Bach?
Os Florais de Bach reenergizam as emoções positivas e não colocam em nós qualidades que não existiam antes. Em vez disso, eles encorajam e aprimoram as emoções positivas que já estavam em nós, para que se tornem fortes o suficiente para expulsar os sentimentos negativos que estavam nos desequilibrando.
Quem pode usar os Florais de Bach?
Todos, incluindo crianças, bebês, animais e até plantas, podem usar os Florais de Bach. Nós e todos os seres temos emoções. Ter emoções não é ser emocional. Qualquer um que diga que não tem emoções certamente está tendo algumas dificuldades emocionais. Existem Florais de Bach para esses estados emocionais também.
Como saber se eu preciso de Florais de Bach?
Faça a si mesmo algumas perguntas: Você está se sentindo equilibrado? Você está se sentindo feliz? Você sente uma sensação de satisfação em sua vida? Seu índice de felicidade está alto? Você está fisicamente saudável? Se você tiver ‘sim’ para essas perguntas, muito bem, você não precisa tomar os Florais de Bach agora. No entanto, se você tiver ‘não’ para qualquer uma dessas perguntas, será muito bom tomar alguns Remédios Florais de Bach agora.
Como os Florais são preparados?
Os Florais de Bach são preparados usando o método do sol ou o método de fervura. O método do sol envolve flores flutuantes em uma tigela de vidro transparente cheia de água de nascente natural. Isso é deixado sob a luz do sol por três horas, então as flores são removidas e a água energizada é misturada metade a metade com conhaque. O método de fervura envolve colocar galhos floridos em uma panela com água de nascente e fervê-los por meia hora. A panela é então deixada esfriar, a matéria vegetal removida e novamente a água é misturada metade a metade com conhaque. Em ambos os casos, a mistura resultante é conhecida como tintura-mãe. Este é diluído na proporção de duas gotas por 30mls de aguardente para fazer as garrafas de estoque vendidas nas lojas.
O teor de álcool dos Florais é perigoso?
O teor de álcool, no remédio não diluído, geralmente pode ser ignorado, pois a quantidade em uma dose é tão pequena que é segura mesmo para crianças, bebês, animais e até plantas. A quantidade de teor de álcool em uma mistura diluída de Florais de Bach personalizados é semelhante à quantidade de teor de álcool natural que pode ser encontrada em uma banana. Então, se você está comendo bem banana, com certeza, você não ficaria bêbado com a quantidade insignificante de teor alcoólico dos Florais de Bach. No entanto, se houver preocupações devido à religião ou outros motivos, você pode adicionar as gotas de Florais de Bach em água fervente para vaporizar o álcool. Alternativamente, você pode aplicar os Florais de Bach externamente nos pontos de pulsação. Então, novamente, tomar os Florais de Bach por via oral ainda é a maneira mais eficaz.
Os Florais de Bach funcionam melhor se não forem diluidos?
Se você não diluir, o conhaque na garrafa de estoque terá um sabor mais forte e isso pode dar a impressão de que as essências são mais fortes. Este não é o caso. Não há diferença na potência ou velocidade do efeito entre tomar quatro gotas de um frasco de mistura de remédios personalizado e tomar duas gotas diretamente do remédio de estoque.
Florais de Bach podem curar minhas doenças?
A doença é o resultado da desarmonia entre alma e mente. Qualquer distúrbio da mente, como preocupação contínua, medo ou depressão, não resultaria apenas em falta de paz e serenidade, mas seria comunicado ao corpo físico como doença ou doenças físicas. Enquanto houver equilíbrio e harmonia dentro de si mesmo, tudo é alegria e paz, felicidade e saúde. Os Florais de Bach não tratam diretamente as queixas físicas. Em vez disso, ajudam tratando os estados emocionais negativos que provocam ou pioram as doenças. Isso significa que a maneira de selecionar os remédios corretos é sempre pensar no tipo de pessoa que você é e no seu estado emocional atual. O diagnóstico e o tratamento acontecem no nível da emoção, do espírito e da mente. O equilíbrio aqui, por sua vez, afetará a saúde do corpo. Os estados emocionais são usados como a chave para desbloquear a capacidade natural do corpo de se curar.
Qual é o floral indicado para alergias e erupções de pele?
Quando existem estados emocionais negativos que foram reprimidos ou não tratados por um período prolongado de tempo, nosso corpo pode mostrá-lo através de alergias de pele, erupções cutâneas ou outras doenças físicas. Os Florais de Bach não tratam diretamente alergias ou erupções cutâneas. Em vez disso, ajudam tratando os estados emocionais negativos que provocam o surgimento de doenças. Os estados emocionais precisariam ser identificados para selecionar os Florais de Bach apropriados.
Florais de Bach funcionam?
Sim, funcionam. As únicas vezes em que os Florais de Bach não funcionam é quando a pessoa que toma os Florais de Bach (1) não os toma regularmente durante o período de tratamento, (2) não toma a dose mínima necessária, OU, (3) selecionar Florais de Bach inapropriados que não correspondam aos seus estados emocionais reais.
Florais de Bach têm efeito colateral?
Não há efeito colateral em tomar os Florais de Bach. É seguro até para crianças, bebês, animais e até plantas.
Quando parar de tomar os Florais de Bach?
Tomar os Florais de Bach não cria hábito e não cria dependência. Pode-se parar de tomar os Florais de Bach quando o problema que está sendo tratado desaparecer.
Posso tomar Florais de Bach com outros medicamentos e tratamentos?
Sim, é seguro tomar os Florais de Bach junto com outros tipos de remédios, tratamentos ou práticas de cura.
É seguro tomar Florais de Bach estando grávida?
Sim, é seguro. O álcool no remédio não diluído geralmente pode ser ignorado, pois a quantidade em uma dose é tão pequena que é segura mesmo para crianças, bebês, animais e plantas. No entanto, se tiver alguma preocupação a este respeito, aconselhamos sempre que fale com o seu médico ou parteira.
Como as 38 essências Florais podem ajudar a resolver todas as doenças conhecidas?
Uma analogia útil é com o mundo da cor. Existem apenas três cores básicas (vermelho, amarelo azul), mas todas as cores visíveis podem ser produzidas quando combinadas. Da mesma forma, existem 38 estados mentais básicos. Combiná-los dá centenas de milhões de variações.
Porque os Florais têm data de validade?
Por lei, as garrafas de estoque devem ter uma data de validade. O período de cinco anos refere-se à vida útil do conhaque armazenado em uma garrafa com tampa de borracha. Os remédios em si manterão suas propriedades indefinidamente (embora o conhaque possa começar a ter um sabor um pouco estranho após o período de cinco anos).
Quanto tempo leva para os Florais de Bach mostrarem alguma melhora?
Uma vez que cada pessoa é uma entidade única e pode ter suas próprias situações únicas, esta pergunta não teria uma única resposta definitiva. Geralmente, humores e emoções passageiras que se desenvolveram de repente ou recentemente não levarão muito tempo para serem corrigidos. Mas para problemas que se tornaram profundamente enraizados e firmemente estabelecidos, evoluindo ao longo de um período de vários meses, anos ou décadas, a cura será um processo muito mais gradual e, naturalmente, levará mais tempo.
Dr. Bach descobriu os remédios de Bach em 1930; então como os remédios são úteis (não obsoletos) no tempo de hoje com novos desafios da sociedade moderna e novas doenças que surgiram?
Embora a sociedade moderna desafie nossas vidas com as pressões de seu ritmo exigente, ambiente sempre desafiador e doenças “modernas”, deve ser bem entendido que as emoções humanas não mudam e embora possamos ter que enfrentar problemas diferentes agora para aqueles em dias do Dr. Bach, nossa perspectiva emocional, que é o ponto focal no sistema de tratamento de Bach, permanece constante, qualquer que seja a época. Assim, o medo do câncer ou da AIDS não é diferente do medo da varíola ou da tuberculose prevalentes na época do Dr. Bach. Na terapia de Bach é o medo que precisa de remédios e não as doenças; então era não é importante, mas emoção é e sabemos que as emoções humanas foram, são e permanecerão as mesmas, embora as doenças e os desafios da vida mudem.
Os Florais de Bach são usados para tratar diretamente problemas físicos ou doenças?
Os Florais de Bach não tratam diretamente as queixas físicas. Em vez disso, ajudam tratando os estados emocionais negativos que podem provocar ou agravar doenças. O Dr. Bach acreditava firmemente que a saúde física deficiente era resultado do desequilíbrio dentro de nossas mentes e que, portanto, era de extrema importância tratar a mente para trazer a cura do corpo doente.
Como é feita a seleção dos Florais de Bach para cada pessoa?
Para selecionar os remédios que você precisa, pense no tipo de pessoa que você
é e como está se sentindo. É enfatizado em toda a literatura de Bach Remedy que o tratamento é baseado na personalidade e, portanto, qualquer que seja o problema, os remédios devem ser selecionados de acordo com a perspectiva emocional, o humor, o temperamento e a personalidade do indivíduo em questão.