A ansiedade, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, é uma condição caracterizada por preocupação excessiva diante de situações consideradas preocupantes ou estressantes. Quem sofre com esse distúrbio psicológico, que apresenta uma gama de sintomas, enfrenta muitas dificuldades no dia a dia, mesmo em situações menos estressantes. Algumas pessoas experimentam o problema apenas em momentos de nervosismo intenso, que podem ocorrer muito raramente.
Ansiedade no Brasil
O Brasil tem a taxa mais alta de transtorno de ansiedade do mundo e está em quinto lugar em casos de depressão, segundo a Organização Mundial da Saúde. Ao todo, 9,3% dos brasileiros são afetados pela ansiedade. A verdade é que é preciso cuidar da mente e do corpo de todas as formas— inclusive com a alimentação. Felizmente, alguns alimentos podem ajudar a reduzir os sintomas dessa doença no dia a dia.
Terapias para ansiedade
O Espaço Bambuí é uma clínica que trabalha diversas terapias voltadas para o corpo, as emoções e o que há de mais profundo em cada um de nós. Conheça aqui algumas terapias que trabalham diretamente a ansiedade e conheça as nossas terapias oferecidas em Canoas, bem como nossa agenda de eventos na cidade, com palestras, vivências e cursos.
Meditação
A terapia Nátur Buí – Meditação e Conexão é uma abordagem inovadora e nova, criada pelo terapeuta Carlos Lampert Filho.
Balanceamento Muscular
A partir de testes musculares são identificados bloqueios musculares. Através de diversos procedimentos, os bloqueios do sistema corpo/mente são desbloqueados, permitindo que a energia vital flua.
Aulas de Yoga
O yoga trabalha tanto os aspectos físicos quanto psicológicos através da meditação, respiração e ásanas.
Florais de Bach
Os florais trabalham a cura emocional, a qual é o caminho para a cura das doenças.
Psicoterapia
Através do atendimento psicológico você trabalha o autoconhecimento e estratégias para lidar com a ansiedade e estresse.
Alguns alimentos contêm aminoácidos e vitaminas essenciais, que atuam diretamente diminuindo o estresse, combatendo a ansiedade e aumentando os níveis de serotonina, responsável pelo bem-estar e pelo relaxamento. A seguir, conheça os sete alimentos campeões para aquietar a mente.
O trabalho do nutricionista em Canoas é buscar um atendimento nutricional de caráter mais funcional, aliado à dietética oriental, da medicina tradicional chinesa, que promovam o bem estar físico e mental.
Alimentos que colaboram para a saúde física e mental
Frutas cítricas
A vitamina C, presente em frutas como kiwi, limão e laranja, diminui a secreção do hormônio cortisol, que é liberado em resposta ao estresse e à ansiedade. Por isso, o consumo regular desses alimentos ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta o bem-estar.
Mel
É um jeito natural de ajudar na produção da serotonina, um dos neurotransmissores que causam a sensação de prazer e bem-estar.
Alface
Assim como outras folhas verdes, a alface é rica em duas substâncias que agem como calmantes no nosso cérebro: a lactucina e o folato.
Salmão
Esse peixe de água fria é uma das maiores fontes de ômega 3, que é um antidepressivo natural e protege o cérebro. Também é rico em magnésio, que estimula o relaxamento do nosso corpo e reduz o estresse.
Oleaginosas
Boas fontes de magnésio, castanhas, nozes e amêndoas ajudam a bloquear um receptor chamado NMDA, responsável por causar ansiedade e estresse.
Cereais integrais
A quinoa e outros cereais são fontes de carboidratos complexos. A glicose desses alimentos é liberada de forma lenta no organismo. Além de promover a saciedade, esse processo fornece energia constante para o cérebro e o corpo.
Arroz Integral
Outro exemplo de grão integral, o arroz é fonte de aminoácidos essenciais, que reduzem as mensagens no cérebro associadas com a ansiedade, depressão e estresse, o que promove de bem-estar. Por ser fonte natural de melatonina, o hormônio do sono, é boa opção para quem sofre de insônia.
Queijos
O leite e seus derivados contêm um aminoácido chamado triptofano, que promove o bom humor e a sensação de relaxamento.
Kefir
Assim como outros fermentados, esse alimento possui probióticos que colaboram para a diminuição da ansiedade, além de colaborar para a saúde do intestino.
Abacate
O abacate é uma das principais fontes de vitaminas do complexo B. A carência desses nutrientes pode prejudicar as células cerebrais e, assim, provocar a ansiedade.
Banana
É a fruta que mais concentra potássio, mineral que fortalece do sistema nervoso e controla os transtornos de ansiedade e estresse.
Chocolate
A sensação de prazer que o chocolate promove não é apenas subjetiva. Isso acontece porque o cacau ajuda a reduzir os níveis de cortisol, hormônio que produz o estresse. O ideal é consumir chocolate amargo com pelo menos 70% de cacau.
Aveia
Um mingau de aveia pode ser um ótimo relaxante antes de dormir. Isso porque o alimento estimula a produção de hormônios que trabalham como antidepressivos no corpo. Também é fonte de vitaminas do complexo B, magnésio e fibras.
Berries
As frutas vermelhas, como goji berry, framboesa e morango, são potentes antioxidantes. Além disso, as frutinhas reduzem os níveis de cortisol e por isso, combatem a ansiedade.
Alimentos que pioram a ansiedade
Se por um lado há alimentos que promovem o bem-estar, por outro, há aqueles que podem afetar o controle emocional em algumas pessoas e aumentar a ansiedade.
Cafeína: É o principal componente nessa equação. Portanto, pessoas ansiosas devem evitar café, guaraná, chá preto, chá verde e outros estimulantes que possuem esse elemento em sua composição.
Gordura saturada: Presente em alimentos de origem animal, especialmente nas carnes, a gordura saturada pode provocar inflamações no organismo e prejudicar o sistema nervoso. Além disso, atua na liberação do cortisol, hormônio ligado ao estresse.
Bebidas alcoólicas: O álcoolpode atrapalhar a absorção de vitaminas e minerais importantes para a liberação de neurotransmissores, que controlam o humor. Além disso, a euforia tem efeito rebote: a ressaca do dia seguinte piora os sintomas da ansiedade.
Carboidratos refinados: Alimentos ricos em farinha branca e açúcar estimulam a compulsão alimentar, porque geram satisfação muito rápida e picos de insulina. Para quem sofre de ansiedade, o processo estimula o desejo por comer mais fontes de carboidratos em pouco tempo.
Alimentos industrializados: São produtos ricos em aditivos químicos que estimulam processos inflamatórios e liberam cortisol.