skip to Main Content
51 9.9983-0283 51 3466.5531 espacobambui@gmail.com R. Brasil 680, Canoas RS Facebook
Yoga Transforma A Sua Relação Com A Alimentação E A Saúde

Yoga transforma a sua relação com a alimentação e a saúde

Revisando a literatura médica disponível sobre o tema é possível ver que existem inúmeros trabalhos científicos que comprovam os efeitos positivos da prática do Yoga na saúde, incluindo evidências de benefícios para a manutenção do peso adequado e fatores relacionados, como controle de transtornos alimentares, melhora do condicionamento físico e da qualidade de sono e combate ao estresse.

Recentemente, foi publicado um trabalho que avaliou a relação entre yoga e dois mecanismos comportamentais que podem ser úteis para o controle de peso entre adultos: alimentação saudável e atividade física.

Os pesquisadores encontraram algumas características relacionadas ao impacto da yoga no comportamento alimentar:

  1. Motivação para fazer escolhas mais saudáveis;
  2. Comer mais consciente;
  3. Controle de estresse e de comer emocional;
  4. Desejo por alimentos com maior qualidade nutricional.

Em relação à prática de exercícios, os cientistas identificaram a adoção dos seguintes comportamentos benéficos:

  1. Combate ao sedentarismo devido à própria prática de yoga;
  2. Motivação para praticar outras formas de atividade física;
  3. Melhor capacidade física.

Pesquisas ainda sugerem que a prática regular de yoga está associada a um menor ganho de peso ao longo do tempo. Uma revisão de diversos estudos controlados considerados de boa qualidade com mais de 2000 participantes revelou que a modalidade ajuda a reduzir a gordura abdominal e o IMC em pessoas com excesso de peso e obesidade.

Outros estudos buscaram avaliar o impacto da prática de yoga nos fatores de risco cardiovascular. A análise de quatro pesquisas que incluiu mais de 3000 participantes demonstrou que a atividade está relacionada à redução dos níveis de pressão arterial e da frequência cardíaca, além da melhora do nível de colesterol e de triglicérides.

Confesso que a yoga ainda não faz parte da minha rotina, mas fiquei muito entusiasmada ao ver as pessoas se exercitando no parque e mais ainda após ler tantas pesquisas em torno desse tema!

Todos podem praticar Yoga

Muitas pessoas procuram o Yoga como uma forma de melhorar seu desempenho físico, mental ou respiratório, aumentar o alongamento muscular e a flexibilidade articular, controlar emoções como o stress e a ansiedade e alguns distúrbios como insônia ou crise de pânico, além de muitos outros motivos que não estão relacionados com toda a cultura milenar que envolve o Yoga. Em todos esses casos o Yoga pode ajudar.

Algumas pessoas não fazem Yoga por ser uma atividade muito parada, outras por ser muito difícil. Tem aqueles que falam que não conseguem se concentrar, ou não conseguem ficar em uma posição específica, pois falta alongamento na coluna ou pernas. Mas muitas falam que não gostam sem ao menos se dar a oportunidade de fazer algumas aulas.

Qualquer pessoa tem condição de praticar, fazendo o que pode para chegar aonde quer, sempre com muita força de vontade e determinação, respeitando suas limitações atuais, sejam elas físicas, como falta de alongamento ou mentais, como dificuldade para se concentrar, criando um pensamento uma vontade, que faz parte de algo abstrato e subjetivo, em uma ação transformadora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top