Se você é mulher ou jovem, há boas chances de você sentir muita ansiedade, mais que o natural. Embora as informações sobre ansiedade abaixo sejam fruto de uma pesquisa britânica, no Brasil não é muito diferente, podendo vir a ser até pior, diante da crise econômica e incertezas para o futuro que nossa sociedade passa.
Mulheres e jovens com menos de 35 anos têm duas vezes mais chances de ter ansiedade do que homens, de acordo com um estudo feito na Universidade de Cambridge, no Reino Unido. O estudo foi publicado na revista científica Brain and Behavior. O transtorno de ansiedade podem tornar extremamente difícil a vida de quem sofre com isso. Cerca de 60 milhões de pessoas são afetadas por transtornos da ansiedade na União Europeia.
Os pesquisadores também descobriram que além das mulheres, quaisquer pessoas com menos de 35 anos também estão mais propensos a desenvolverem o transtorno. Além disso, o estudo mostra que a condição de saúde pode fazer a ansiedade ser um problema. Eles descobriram, por exemplo, que 10,9% dos britânicos diagnosticados com doenças cardiovasculares tiveram o transtorno, assim como 32% de quem vive com esclerose múltipla.
Grávidas e mães têm o dobro de chances de desenvolver o transtorno de ansiedade – Uma em cada cem pessoas, na população geral, são afetadas pelo Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), um distúrbio de ansiedade. No estudo, os pesquisadores da Universidade de Cambridge perceberam que mulheres grávidas e no período do puerpério têm o dobro de chance de desenvolver o problema. Os transtornos de ansiedade precisam ser levados mais a sério porque estão afetando cada vez mais pessoas e isso as torna incapazes para tomar decisões ou fazer atividades importantes, podendo ainda levar a profundas crises psicológicas e sociais.
Como tratar a ansiedade
Para amenizar o problema, saber como diminuir a ansiedade e não sofrer tanto com seus sintomas, o importante é compreender a sua situação e contexto de vida. Observar-se é fundamental, conhecer os “gatilhos” da ansiedade e desenvolver estratégias para lidar com eles é importantíssimo. Se você não tem qualidade de vida, dificilmente conseguirá superar a ansiedade e o estresse. Manter uma rotina com prática de exercícios físicos, sono saudável e atividades de lazer devem fazer espaço em nossa vida.
Atendimento psicoterapeutico em Canoas
Desenvolvida pelo norte-americano Carl Rogers, a Psicoterapia Humanista é centrada no ser humano e promove o crescimento pessoal e a autocompreensão do ser. Nesta abordagem, o terapeuta desenvolve uma relação de confiança para fazer com que o paciente encontre sua cura. Sendo assim, é um processo libertador da culpa, onde surgem os verdadeiros porquês de tanta ansiedade e um convite às novas atitudes e visões de mundo.
O atendimento acontece no Espaço Bambuí, clínica habilitada para atender pacientes de todas as cidades da região metropolitana e Porto Alegre. As sessões são conduzidas pela psicóloga Daniela Petry (CRP 07/767-5), profissional com grande experiência em atendimentos clínicos e condução de grupos.
Grupo Terapêutico Lidando com a Ansiedade
O grupo é conduzido pela psicóloga Daniela Petry (CRP 07/767-5), com metodologia que congrega sua experiência profissional na saúde pública, em grupos de mútua ajuda e nas comunidades terapêuticas; além da parceria com os demais terapeutas do Espaço Bambuí.
Workshop Lidando com a Ansiedade
Daniela Petry conduz esta oficina para, de forma prática e didática, mostrar formas de compreender e lidar com a ansiedade em nossa vida. Será uma atividade voltada para todas as pessoas interessadas no tema, que sentem a necessidade de lidar melhor com a ansiedade do dia a dia bem como para amigos de pessoas muito ansiosas que querem saber como oferecer ajuda.
Entre em contato
Tire suas dúvidas com o Espaço Bambuí, pelo telefone (51) 3466-5531, pelo e-mail [email protected] ou venha nos visitar para tomar um chá em nosso jardim! Estamos na Rua Brasil, 680, em Canoas, próximo ao Shopping.