skip to Main Content
51 9.9983-0283 51 3466.5531 espacobambui@gmail.com R. Brasil 680, Canoas RS Facebook
Origens Da Ansiedade E Algumas Terapias Para Tratar Esse Problema

Origens da Ansiedade e algumas terapias para tratar esse problema

A ansiedade está ativamente presente no Brasil. Estudos mostram que cerca de 10% de nossa população possui características de pessoas ansiosas. Esse número é bem alto considerando a média mundial, que é aproximadamente 3,5%.

São inúmeras pesquisas envolvendo suas causas e o que ela provoca em sua vida. Porém, não há uma única razão para que as crises de ansiedade aconteçam. Há diversas razões, como por exemplo, o aumento da violência pública, timidez excessiva, eventos traumáticos, entre outros tantos.

E essas crises prejudicam diretamente o dia-a-dia das pessoas. Principalmente porque não conseguem aproveitar o momento presente. A ansiedade é a preocupação excessiva com o futuro, seja ela positiva ou negativa.

Essa preocupação fica martelando na cabeça da pessoa, ou seja, ela não consegue parar de pensar em determinada situação. E os efeitos desses pensamentos afetam diversos pontos na rotina, no psicológico e no físico, e os sintomas mais comuns são a perda de produtividade, tensão e nervosismo constantes, insônia, tremores, aceleração dos batimentos cardíacos e dores na barriga e no peito.

Infelizmente, o crescimento da ansiedade é uma tendência mundial. Um estudo da Organização Mundial da Saúde aponta que nos últimos doze anos, houve uma alta de 15% no número de pessoas ansiosas ao redor do mundo. É muita coisa!

Neste estudo, a OMS apontou que no caso do Brasil, os principais fatores que podem pesar para o desenvolvimento da ansiedade são: a situação econômica do país, desigualdade social, desemprego e recessão, o estilo de vida em grandes cidades e o acúmulo de trabalho e estudo.

De onde vem a Ansiedade?

Existem várias teorias e até mesmo crenças sobre onde e como surgiu a ansiedade. Predisposição genética, fatores ambientais e até mesmo histórico familiar são algumas das centenas possibilidades de origem da ansiedade.

Fatores ambientais como pressão no trabalho e situações familiares. Esses fatores podem gerar uma preocupação constante a ponto de evoluir de uma ansiedade comum e natural para um quadro mais sério de transtorno;

Fatores emocionais gerados por crenças adquiridas durante a vida. Pensamentos disfuncionais e que normalmente as pessoas não conseguem avaliar se são verdadeiros ou não devido ao tempo em que esses pensamentos negativos são interiorizados na mente.

Cada indivíduo é único, tem suas experiências e gatilhos, isso nos leva à conclusão que não podemos generalizar ou então colocar em uma prateleira todas as pessoas taxá-las. Por isso a importância da investigação e entender o que desperta a ansiedade em cada pessoa.

Terapias para tratamento de ansiedade em Canoas

Em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre, o Espaço Bambuí destaca-se pela variedade de tratamentos para a saúde do corpo, mente e alma.

Especialidades voltadas ao tratamento da Ansiedade são variadas, abaixo destacamos algumas:

Meditação

Uma prática de mente e corpo na qual os indivíduos são instruídos a ficar atentos a pensamentos, sentimentos e sensações de maneira não julgadora. Mostrou-se eficiente na redução dos sintomas de estresse psicológico em pacientes com ansiedade.

Nátur Buí

A conexão através da meditação e da contemplação promove a harmonização e a cura. Os encontros Nátur Buí – Meditação e Conexão, surgem como o espaço e o tempo de troca dos nossos mais profundos insights e percepções sobre tudo que habita dentro e fora de nós. Após anos de busca, estudo e prática de diversas terapias milenares, Carlos Lampert Filho começa a compartilhar o caminho de descoberta e conexão para esta energia, que é a Nátur Buí – e convida todos para participarem deste universo que somos.

Yoga

Uma prática de mindfulness que combina meditação, posturas físicas, exercícios respiratórios e uma filosofia própria. Mostrou-se útil na redução de alguns sintomas de ansiedade e depressão.

A ansiedade está ligada diretamente ao controle do medo. Quanto mais a pessoa estiver conectada com a sua essência, fortalecida física e mentalmente, mais estará apta a lidar com essa emoção. A mudança no padrão de respiração, por meio dos ásanas (posturas corporais), pranayamas (respirações), mantras e meditação, modifica a forma como lidamos com as emoções e nos ajuda a lidar com a ansiedade.

Florais de Bach

Indicados para pessoas de todas as idades, os florais não causam dependência e visam tratar o indivíduo em primeiro lugar, reestabelecendo o equilíbrio entre o corpo físico e a alma, de acordo com nossas emoções e a expressão de nossa personalidade.

Os florais no tratamento da ansiedade não são diferentes, pois eles agem na causa dos sintomas da ansiedade aguda, ajudando a controlar as emoções e restaurando o equilíbrio da mente.

A ansiedade pode ser causada por diversos motivos, portanto, vale a pena ressaltar a importância de identificar a causa da ansiedade para iniciar o tratamento com os Florais de Bach. O tratamento, normalmente é administrado com a associação de dois ou mais florais direcionados à aflição do paciente. 

Back To Top