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Pilates: Dicas Para Quem Quer Começar A Praticar

Pilates: dicas para quem quer começar a praticar

O Pilates já é um exercício praticado por muitas pessoas. Quando a prática começou a se popularizar era comum ver as histórias de que era o exercício das “celebridades”, mas esse modismo já passou e felizmente o pilates permaneceu pelas suas qualidades. No Espaço Bambuí oferecemos Mat Pilates, em Canoas, na rua Brasil 680, próximo ao Shopping. Separamos algumas dicas para você que pretende iniciar a prática ou está estudando onde e como fazer. Se você quer saber preços, dias e horários das aulas, entre em contato conosco.

Dicas que para quem vai iniciar no Pilates

O Pilates trabalha todo o corpo

As aulas de Pilates trabalham o corpo todo, destacando o controle, a precisão e a concentração, tanto da mente quanto do corpo. Os movimentos não são executados rapidamente ou de forma excessiva. O foco está na qualidade e não quantidade. Os músculos abdominais, assim como os das costas, glúteos e os da região do períneo, servem como o centro de todo o movimento, permitindo que o resto do corpo se mova em segurança e com precisão.

Fique atento aos princípios da técnica

Joseph Pilates

Joseph Pilates

O principal é a respiração, que é onde todos os movimentos começam. Pilates não é acrobacia ou malabarismo, apesar de sim, existirem alguns exercícios aéreos, outros em que o aluno tem que ficar de cabeça para baixo, por exemplo, mas isso não é o importante nem significa que isso é o que torna a aula boa. Há um longo caminho para se chegar nesse ponto. Não atropele etapas. Tudo tem seu tempo e é necessário que antes sejam desenvolvidos força, controle, flexibilidade, entre outras tantas coisas para se chegar aos exercícios avançados.

Respire e persista

Nunca deixe de respirar. A respiração é fundamental para o bom desenvolvimento da técnica. Não tenha pressa! Realize os movimentos de forma lenta e precisa. Pilates é sinônimo de qualidade de movimento e não quantidade. Organize seu corpo antes de iniciar os movimentos e sempre que sentir necessidade;
Nem sempre a dificuldade em realizar um exercício ocorre por falta de força, ensine seu corpo a controlar o movimento. Concentre-se e tensione apenas os músculos necessários pra realizar o movimento e mantenha os demais relaxados. Não se agarre ao colchonete ou outra base de apoio!

Mantenha o foco, não fique na conversa

É natural sentir-se bem na sua academia de Pilates e ser amigo do instrutor, mas atenção. Por mais acostumado que você já esteja com as regras do Pilates, não é possível conversar e fazer exercícios ao mesmo tempo. Todos os movimentos, mesmo os mais fáceis, requerem atenção, pois cada vez que os fazemos, conseguimos conectar mais alguma parte do corpo.

Não fique se comparando aos outros

Compare seus resultados com você mesmo. Não se importe com o desempenho do seu colega. Respeite seus limites.
Observe sempre sua postura, sua pelve em posição neutra, cervical neutra (pescoço alongado). Observe os ombros, eles tendem a estar tensos. Busque sempre se observar e busque a ajuda do seu instrutor.

Aulas de Pilates Solo (Mat Pilates) em Canoas

A lista de benefícios para a saúde do Pilates é longa: consciência corporal, ajuste da postura, melhora da respiração, tonificação dos músculos, mais equilíbrio e coordenação, emagrecimento e vários outros. E esses são só alguns dos benefícios que o pilates traz para seu corpo. Existem duas classificações básicas para o pilates: a modalidade no solo, também chamada de Mat Pilates, e o pilates feito com a ajuda de aparelhos.

No Espaço Bambuí oferecemos a modalidade de Pilates Solo, tendo instrutoras de pilates especializadas no método.

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